Intercâmbio é o sonho dos adolescentes, mas já está virando o sonho de muitas pessoas que já estão no mercado de trabalho ou mulheres que resolvem passar as férias misturando viagem e conhecimento. Um dia desses, tivemos aqui no Viagem para Mulheres o post da Marina que foi para a Itália por um mês, sozinha! No fim desse post tem o link para o depoimento dela.
Eu já fiz 3 intercâmbios para o Canadá que realmente mudaram a minha vida. Mas, só pude fazer depois dos 24 anos de idade. O primeiro foi um intercâmbio de casal, porque eu e Jorge fomos juntos. Nossa primeira viagem internacional. Frio na barriga delicioso! Depois vou falar mais sobre as minhas experiências, começando pelo livro Intercâmbio: aí vou eu, cheio de dicas para quem quer fazer um intercâmbio.
Como surgem muitas perguntas aqui no blog e por e-mail de pessoas que leram o livro ou conhecem minha experiência com intercâmbios, resolvi começar a fazer mais posts sobre intercâmbio aqui no Viagem para Mulheres. Assim, as mulheres que querem viajar sozinhas ou os casais que queiram fazer um intercâmbio juntos, podem começar a sonhar e planejar! Aliás, intercâmbio é uma ótima opção para casais aposentados ou mulheres na terceira idade. Depois vou falar sobre intercâmbio para pessoas depois dos 30.
A escolha da agência é uma das maiores dúvidas dos leitores. Querem saber se é confiável, se não é. Ainda mais que no livro eu conto sobre a uma experiência ruim que eu tive com uma agência. Por isso, o primeiro post da série de dicas sobre intercâmbio será:
Como escolher uma agência de intercâmbio, 5 dicas práticas.
1. Pesquise entre os amigos. Com certeza você conhece alguém que já fez intercâmbio. Nem que seja o amigo de um amigo que possa dizer os pontos positivos e negativos da empresa que contratou. Se a pessoa tiver paciência, tente pegar umas dicas com ela.
2. Pesquise na internet. Isso mesmo, vá buscando pessoas que já fizeram o mesmo tipo de intercâmbio que você quer fazer. Digite sem compromisso no google e vá lendo depoimentos. Mande e-mail, siga a pessoa nas redes sociais. Vá vendo como é o dia a dia.
3. Atendimento. Tenha em mente como é o atendimento da empresa por e-mail e telefone. Respondeu seu e-mail rapidamente? Isso eu acho muito importante, porque se enquanto você ainda nem é cliente eles não respondem com rapidez, imagine quando você estiver lá fora e precisar de algo? A internet será seu principal canal com a empresa.
4. Visite, ao menos, 3 agências de intercâmbio. Visite pessoalmente e, se der, leve alguém com você. O intercâmbio é um sonho e, às vezes, ficamos um pouco encantados com o que ouvimos. Acabamos por não perguntar coisas fundamentais ou sem entender todos os detalhes do que está sendo proposto.
5. Exija tudo por escrito. Quando, enfim, escolher sua agência, leia com cuidado o contrato. Pegue recibos, nota fiscal, tudo o que você puder para garantir que você está comprando o que deseja receber. A compra de um intercâmbio é uma compra mesmo, como outra qualquer. A agência tem o maior interesse em que você tenha uma ótima viagem e volte falando bem dela para o seus seus amigos.
Mas, tenha sempre em mente tudo o que está sendo prometido e que isso fique documentado. Caso haja algum problema, você tem como provar.
No geral, eu não vejo muitas reclamações em relação a agência de intercâmbio. A não ser sobre uma insatisfação aqui ou ali, mas nada que faça a sua viagem pior. Se você tomar algumas precauções seu intercâmbio será lindo!
Como eu disse, esse é o primeiro de vários posts que vou escrever sobre o assunto. Se tiver dúvidas, é só deixar nos comentários!
Quer fazer um Intercâmbio em casal?
Intercâmbio para a Itália, a Marina foi, depois dos 30!
O post 5 dicas para escolher a agência de intercâmbio apareceu primeiro em Viagem para Mulheres.