Hoje a viajante tem um nome lindo: Flávia! Sim, igual meu, lindo demais, rs. E o intercâmbio na Espanha foi em uma das cidades que mais amei conhecer por lá: Toledo! E lembrando que o intercâmbio é uma ótima oportunidade para quem quer viajar sozinha para melhorar o idioma, fazer um curso para dar um gás na profissão ou na terceira idade!
Quantos anos?
30
Profissão?
Bacharel em Turismo e Administração de Empresas
Duração?
1 mês
Que tipo de intercâmbio?
Estudo (Especialização)
Qual cidade?
Toledo, Espanha
Em que tipo de residência ficou?
Residência Universitária.
Qual o lado positivo e o negativo desse tipo de hospedagem?
A experiência foi ótima! A residência era super organizada, limpa e tive a opção de ficar em um quarto individual com banheiro, pois gosto de privacidade. Havia internet e cozinha à disposição “full time”.
O lado positivo é que 90% das pessoas que estavam fazendo o curso que me inscrevi, hospedaram-se lá, logo, o entrosamento foi mais fácil. Como a residência pertencia à Universidade que estava ofertando o curso, senti mais segurança na escolha que também foi a mais econômica.
Nessa minha experiência não houve lado negativo, somente uma situação desagradável, que aconteceu na última semana de estadia, em que faltou água na cidade e tivemos de comprar galões de água mineral para tomar banho, sem a menor assistência da residência.Usou o serviço de alguma agência de intercâmbio?
Não. Na verdade, encontrei o curso fazendo pesquisa no Google e como tinha nível intermediário de espanhol, iniciei o contato com a Universidade via email e assim, fechei direto com eles a inscrição no curso e o pacote de hospedagem.
As passagem aéreas pesquisei na internet e fiz a compra direto no site da companhia aérea. O único serviço que comprei via agência foi o seguro de viagem. As informações sobre necessidade de visto busquei pela Internet (email), junto aos consulados da Espanha.
Custo total de um intercâmbio como esse incluindo a passagem?
Em torno de R$ 12.000,00 (doze mil reais).
Foi a sua primeira viagem sozinha? Se não foi, qual foi a primeira? Quais eram os seus medos?
Essa foi a segunda viagem para o exterior que realizei sozinha. A primeira foi para Córdoba, Argentina. Também passei 1 mês, hospedada em casa de família e o objetivo foi estudar espanhol. Tive medo nas duas experiências afinal, estava indo sozinha para lugares em que não tinha ninguém a recorrer caso acontecesse alguma urgência comigo.
O “frio na barriga” na Argentina se deu pela língua, pois até então, meu conhecimento de espanhol era só de sala de aula e também tive medo de adoecer, principalmente, em Mendoza e Buenos Aires, cidades onde passei finais de semana sozinha.Já quanto a Espanha, fiquei muito preocupada com a imigração (famosa por destratar e deportar brasileiros), e levei uma “big” pasta com documentos para provar que realmente estava indo estudar e segui à risca a recomendação da quantidade mínima diária de euros para turistas .
Fiz questão de entrar na Europa por um país em que compreendesse a língua (pois caso tivesse algum problema teria como me defender) e no final, deu tudo certo (a imigração foi em Lisboa).
Outro medo que tive foi de não fazer amizades, já que na Argentina não tive muita sorte neste quesito, e também dos famosos furtos. O fato é que voltei de lá com excelentes amizades (de diversos países) e não fui furtada.
O que faria diferente nesse intercâmbio pela Espanha?
Não faria nada diferente! A experiência foi muito válida! Sair da rotina, conhecer outras culturas, contemplar paisagens não tem preço!
Como era o seu dia a dia na Espanha?
As aulas na Universidade eram de segunda à sexta e passava o dia todo lá, com pausa para a famosa “siesta” espanhola. O edifício da Universidade ficava à 5 minutos da residência, à pé. À noite, com o pessoal da turma, ia comer em algum restaurante (Plaza Zocodover), fazia city tour pela cidade (que é um encanto), participava de encontros na residência onde cada integrante do curso levava um prato de seu país, ou então, ficava na cozinha planejando as viagens dos finais de semana. Como estava hos
O que fazia nos finais de semana?
Viajava! No primeiro final de semana fui à Córdoba e Granada (Espanha). No segundo, conheci Paris (França), depois Barcelona (Espanha) e no último, Lisboa (Portugal). Detalhe: de todos estes lugares, o único que eu havia planejado antes de sair do Brasil foi Portugal. O restante foi decidido à partir das amizades que fiz no curso.
Sentiu-se solitária em algum momento?
Sim, em Lisboa, único lugar dos citados acima que conheci sozinha. Depois de passar quase 4 semanas viajando na companhia de 3 a 4 pessoas, foi impossível não sentir uma certa solidão nos passeios (embora, eu já tenha tido esta experiência na Argentina).
Qual era o seu gasto diário médio por dia em Toledo?
Em torno de 25 euros. Nos finais de semana, aumentava em decorrência das viagens (refeições mais caras, ingressos, transporte e etc).
Quais dicas dá para uma mulher que queira fazer um intercâmbio com esse pela Espanha ou outro país da Europa?
Busque a maior quantidade de informação possível, ou seja, referências. Sobre a Universidade, conversei com ex professores para ver a qualidade do curso e confiabilidade da instituição (ter atenção quanto à validade do certificado no Brasil). Ouvi relatos de amigos que já tinham viajado pra Europa, busquei vídeos no youtube, e fiz contatos com algumas pessoas do curso antes da viagem, via facebook. Ler as avaliações do Trip Advisor quanto às hospedagens também é importante.O planejamento deve ser feito com antecedência pois tudo fica mais caro próximo da data de partida (passagem, hospedagem). É importante analisar o objetivo da viagem antes de decidir por um curso, seja de línguas ou especialização, já que pode se tornar cansativo quando aliado a viagens de passeio. No meu caso, como se tratava de um investimento alto de dinheiro e tempo, optei por agregá-lo para enriquecer o currículo. No mais, vá sem medo de ser feliz, buscando atividades em grupo que tem a chance maior de se fazer amizades. O acaso nos surpreende. Nunca imaginei que voltaria com o contato de 49 pessoas de toda a Ìbero-América e mais a amizade especial de 5 “chicas” (foram as companheiras de viagem) que falam comigo diariamente, do Peru, Argentina, México e Colômbia via redes sociais. Roteiro das próximas viagens mais que garantido!
Quer mais dicas de intercâmbio? Clique aí intercâmbio.
Também fez um intercâmbio e quer contar aqui para incentivar outras mulheres? Envie e-mail contato@viagemparamulheres.com Nós trocaremos alguns emails com você para ver se enquadra no perfil desse quadro aqui do blog.
O post Intercâmbio na Espanha apareceu primeiro em Viagem para Mulheres.